quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Rejeição de um Torneio Continental


Na noite de ontem (24)tivemos três jogos de equipes brasileiras por dois torneios Continentais. O primeiro foi São Paulo x Ceará e Atlético-PR x Flamengo, ambos pela Copa Sul-Americana e Internacional x Indepediente (ARG) pela final da Recopa. Mas o que mais me chamou a atenção, foi a falta de vontade dos brasileiros de ganharem essas competições. Apenas a equipe do Internacional, das cinco do Brasil, entrou com todos os seus titulares. Mas não venha falar que eles estavam jogando uma final, enquanto os outros times estavam brigando por uma vaga nas Oitavas de Finais, e por isso botaram os titulares.
A escrita dos últimos torneios da Copa Sul-Americana, mostra que os times brasileiros rejeitam ela, isso mesmo, rejeitam uma Competição Continental, para ficarem focados apenas no Campeonato Brasileiro, torneio esse, que depois da homologação dos títulos de times brasileiros da década de 50, na qual levou a Santos e Palmeiras a serem Octacampeões, perdeu um pouco o seu prestígio.
Mas o que leva o time brasileiro a poupar jogadores de uma Competição Continental? Apenas o foco em outra competição? Cansaço dos jogadores? A maioria dos técnicos respondem que é pra poupar os jogadores de possíveis lesões. Não concordo com essas respostas, pois pelos salários que os jogadores de futebol ganham, é inadmissível ficarem de fora de qualquer jogo para serem poupados. Se querem poupá-los de lesões, que diminuíem os treinos, ou em certo modo, nem realizem, mas não poupem jogadores de competições Continentais.
O maior exemplo de levar a sério a Sul-Americana, vem justamente da equipe do Internacional, na qual eu postei no início desse texto que foi a única a jogar ontem com todos os seus titulares na final da Recopa, pois é, até entam a única equipe brasileira a possuir esse título em 2008, depois de bater o Estudiantes na final. Mas esse exemplo não para por ae, pois a seriedade que a equipe Gaúcha leva para todos os torneios Continentais que disputa é muito grande, e a maior prova disso é que desde o ano de 2006, eles ganharam um em cada ano. Em 2006 e 2010 a Libertadores, 2008 a Sul-Americana, 2007 e 2011 a Recopa e em 2009 a Copa Suruga.
Parabéns ao Internacional pelo título, e que fique de exemplo para as outras equipes brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário