quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Entrevista com Gaúcho

Ele é ex-jogador e hoje exerce a função de auxiliar técnico e é um dos responsáveis pelas divisões de base do Club de Regatas Vasco da Gama. Em uma entrevista exclusiva ao blog Portaldesportivo, Gaúcho falando sobre a importância da contrução de um CT exclusivo para a base e como está a preparação para o torneio OPG, um dos mais importantes do calendário "O Vasco vai fazer uma grande campanha", afirma.


1) Como você vê as divisões de base do Vasco? Tem algumas promessas?

Sempre tem. O Vasco vem trabalhando forte a base e tem revelados bons jogadores, como os mais recentes Alan e Rômulo. O Vasco sempre trabalhou bem a base e revelou grandes jogadores, e hoje para todos os clubes, a solução está na formação de jogadores.

2) Qual a importância da construção de um CT exclusivo para as categorias de base?
è muito importante, sem dúvida, pois quando você tem um local com recurso para trabalhar é muito importante, e de uns tempos pra cá, é muito importante o jogador ter um local onde possa trabalhar bem e evoluir, até porque é na juventude a parte mais importante, onde nós aprendemos muito, então é essencial.

3)Como está a preparação para o OPG, um dos torneios mais importantes das divisões de base?
O Vasco foi campeão em 2009, e agora está trabalhando com uma equipe mais nova, e vai vir com jogadores de 92 e 93. Algumas equipe vem com jogadores de até 23 anos, mais eu acredito que o Vasco venha bem e vá fazer um campeonato muito bom, pois mesmo sendo jovens, eles tem qualidades.

4)Qual jogador da base do Vasco que você acha que tem chance de disputar a Copa de 2014 e até as Olimpíadas de 2016?
Está muito distante ainda. Eu acredito que o Vasco tenha uma geração muito boa de 92 e 93 e que poderá tranquilamente estar nessas possíveis listas.

O áudio não ficou muito bom, pois os jogadores dos juniores, passaram bem atrás e fizeram muito barulho, mas espero que gostem.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Melhor Campeonato do Mundo

Chegou ao fim, neste último final de semana, o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, e com ele a certeza de ser o melhor campeonato do mundo, pois em nenhum lugar do mundo, seis, sete e até oito times, brigam com chances reais de títulos.
Nos campeonatos pelo mundo, você sempre encontra dois, três e até quatro times que brigam pelo título, mas aqui no Brasil isso é diferente. Sempre antes do início do campeonato, é fácil apontar uns três a quatro times que irão brigar pela ponta, tudo isso devido a grandes campanhas feitas nos seus campeonatos estaduais. Mas quando realmente começa, o panorama muda, e surgem novas equipes fortíssimas a serem campeões.
Ninguém esperava ver no final do primeiro turno a diferença de apenas três pontos do primeiro colocado, o Corinthians, para o quinto colocado, o Botafogo. Isso mostra o quanto esse campeonato é difícil. Mas essa briga não para até o quinto colocado. Até o oitavo colocado, o Internacional, que possui 27 pontos, 10 pontos atrás do líder, ainda acredito que tenham chances de serem campeões, até porque, todos eles possuem boas equipes, e estão praticamente igualadas em níveis técnicos com as que estão nas primeiras colocações.
O Vasco, depois desse problema com o seu técnico, Ricardo Gomes, que sofreu um AVC no último domingo, e está internado, é quem deve perder um pouco de fôlego nesse segundo turno, por causa do abatimento dos seus jogadores, perante a essa situação, e por também já está na Libertadores do ano que vem, depois de ganhar a Copa do Brasil. Mas isso é opinião, e portanto pode mudar. Como esse campeonato é incrível e bastante imprevisível, tudo pode ocorrer e o Vascão ainda continuar na briga, sem se abater.
Portanto, amanhã tem jogo, abertura do segundo turno, já entramos na reta final, e qualquer tropeço a partir de amanhã pode ser fatal nas pretensões que esses times pretendem. Portanto, você torcedor, está mais do que na hora de apoiar o seu time, pois ele precisa de você, principalmente aos torcedores vascaínos, o time precisa da sua torcida mais do que nunca para conquistar o título.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Na Memória: O Clássico dos Milhões

Pegando um pouco do clima do clássico dos milhões que vai acontecer no domingo (28) no Engenhão pelo Campeonato Brasileiro, nós do blog Portaldesportivo escolhemos dois belíssimos jogos, de diversos existentes em toda a história do confronto, e contaremos um pouco mais para todos vocês. Tenho certeza que os vascaínos, flamenguista e os amantes do futebol, jamais esquecerão esses dois jogos.
O primeiro jogo que contaremos, mostra que um único lance pode definir todo um campeonato, e foi isso que aconteceu, para a alegria de toda a nação rubro-negra.
O jogo estava caminhando para o final, e nela o placar de 2 a 1 para o Flamengo, ainda dava o título para o Vasco. Até que aos 43 minutos, a equipe rubro-negra sofre uma falta que não era tão perto assim, e um sérvio, chamado Petkovic, pegou a bola, e foi ajeitando com muito carinho. em todo o estádio, o clima era de tensão e muita apreensão, onde as duas torcidas rezavam muito, só que por resultados inversos. O juiz apitou, Pet correu e cobrou no ângulo, sem chances para o grande goleiro Hélton que nada pode fazer. Esse foi um gol milagroso, explêndido e que deu o título para o Flamengo. Nenhuma Rubro-negro esquece desse lance.


O Outro jogo que iremos recordar ocorreu em 2007 pela Taça Rio e por muito pouco, mas muito pouco mesmo não ficou marcado na história do futebol mundial.
O Flamengo jogava contra o Vasco e contra Romário, que vinha em busca de apenas 2 gols para chegar ao Milésimo. O jogo foi dominado por inteiro pelo clube Cruzmaltino, e Leandro Amaral tratou logo de abrir o placar. Com muita posse de bola, o segundo gol vascaíno estava próximo de sair, mas a procura pelo Romário era intensa que prejudicou um pouco. Mas no início do segundo tempo, Abedi fez bonita jogada e mandou uma bomba para o gol, fazendo o segundo do Vasco. Nesse ponto do jogo, o resultado era praticamente difícil de ser mudado, por causa do jogo que o Vasco vinha imprimindo, e por isso a procura pelo baixinho Romário aumentou. Aos 35 minutos ele recebeu de Renato e fez o seu 999° gol, ficando a apenas 1 do milésimo. A euforia tomou conta do estádio, onde nem a torcida do Flamengo ia embora, e aos 42 minutos, Romário recebe de Conca e fica cara-a-cara com Bruno e chuta, só que a bola bate no pé direito do goleiro e sai, estragando o que seria o gol mil do craque, que veio fazer alguns jogos depois contra o Sport em São Januário. Placar final, e vitória Cruzmaltina por 3x0.

Esse foi o nosso "Na Memória", para todos vocês, vascaínos e flamenguistas já irem se esquentando para o jogão de domingo.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Rejeição de um Torneio Continental


Na noite de ontem (24)tivemos três jogos de equipes brasileiras por dois torneios Continentais. O primeiro foi São Paulo x Ceará e Atlético-PR x Flamengo, ambos pela Copa Sul-Americana e Internacional x Indepediente (ARG) pela final da Recopa. Mas o que mais me chamou a atenção, foi a falta de vontade dos brasileiros de ganharem essas competições. Apenas a equipe do Internacional, das cinco do Brasil, entrou com todos os seus titulares. Mas não venha falar que eles estavam jogando uma final, enquanto os outros times estavam brigando por uma vaga nas Oitavas de Finais, e por isso botaram os titulares.
A escrita dos últimos torneios da Copa Sul-Americana, mostra que os times brasileiros rejeitam ela, isso mesmo, rejeitam uma Competição Continental, para ficarem focados apenas no Campeonato Brasileiro, torneio esse, que depois da homologação dos títulos de times brasileiros da década de 50, na qual levou a Santos e Palmeiras a serem Octacampeões, perdeu um pouco o seu prestígio.
Mas o que leva o time brasileiro a poupar jogadores de uma Competição Continental? Apenas o foco em outra competição? Cansaço dos jogadores? A maioria dos técnicos respondem que é pra poupar os jogadores de possíveis lesões. Não concordo com essas respostas, pois pelos salários que os jogadores de futebol ganham, é inadmissível ficarem de fora de qualquer jogo para serem poupados. Se querem poupá-los de lesões, que diminuíem os treinos, ou em certo modo, nem realizem, mas não poupem jogadores de competições Continentais.
O maior exemplo de levar a sério a Sul-Americana, vem justamente da equipe do Internacional, na qual eu postei no início desse texto que foi a única a jogar ontem com todos os seus titulares na final da Recopa, pois é, até entam a única equipe brasileira a possuir esse título em 2008, depois de bater o Estudiantes na final. Mas esse exemplo não para por ae, pois a seriedade que a equipe Gaúcha leva para todos os torneios Continentais que disputa é muito grande, e a maior prova disso é que desde o ano de 2006, eles ganharam um em cada ano. Em 2006 e 2010 a Libertadores, 2008 a Sul-Americana, 2007 e 2011 a Recopa e em 2009 a Copa Suruga.
Parabéns ao Internacional pelo título, e que fique de exemplo para as outras equipes brasileiras.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Esperado Reencontro


Depois de tanto a torcida tricolor esperar, é hoje (24) o reencontro entre o time e o ex-técnico Muricy Ramalho. O jogo, válido pela 8° Rodada do Campeonato Brasileiro, botará às 20h30min na Vila Belmiro, frente a frente Muricy e Fluminense, mas hoje em situação um pouco contrária, já que a equipe tricolor ocupa a 9° colocação, e a santista está na 15°, lutando contra o Rebaixamento.
Muricy deixou o Fluminense em Março, no meio da Libertadores da América, e alegou que o clube não posssuia uma estrutura boa, que a diretoria não se mexia para mudar nada, e falou também até que os vestiários no estádio de Laranjeiras possuíam ratos, comentário este, que gerou a maior revolta dos dirigentes e também dos torcedores.
O engraçado, é que perguntado por reporteres a poucos dias, Muricy comentou que não vê esse jogo como algo especial. Para ele, esse jogo pode não ser especial, mas para todos os torcedores do Fluminense esse jogo vale muito mais que os 3 pontos, é muito mais que um confronto entre Fluminense e Santos, e sim um acerto de contas contra o ex-técnico.
Não digo que Muricy errou ao sair do Fluminense, mas falo com toda a certeza que ele errou ao sair da maneira como saiu, falando demasiadamente e expondo problemas internos do clube, esse que pagava os seus 500 mil de salários mensais. Ele deveria ter um pouco mais de consideração ao clube pelo qual ele conquistou o título Brasileiro e também recusou o convite para assumir a Seleção Brasileira, aceitando permanecer no clube.
Fica claro também que o clube pecou, ao prometer coisas que não conseguiria cumprir, e o descaso que essa nova diretoria do Fluminense está, é claramente visível, e se não mudar o modo como está agindo, o futuro será negro para o clube.