quarta-feira, 4 de maio de 2011
Violência de torcidas
Final de semana de diversos clássicos e decisões, e muito desses jogos eram realizados entre rivais. Mas esse final de semana também foi de diversas violências por todo o Brasil. Grupos de torcidas organizadas tentando, ou até marcando com outras torcidas de se encontrarem e se enfrentarem. O resultado de toda essa violência, foram 2 morte de diversos feridos.
O estado com a maior incidência de violência foi o Rio de Janeiro, que abrigou o a final da Taça Rio, como o clássico entre vasco e flamengo. Por diversos pontos do estado, foi notada a briga entre torcidas, e foi justamente nela, em locais diferentes, que resultou na morte de dois torcedores, sendo um deles vascaíno e outro flamenguista. Seja no subúrbio, na zona sul, ou até nas proximidades do estádio, a violência foi constante.
Em São Paulo também ocorreu diversas brigas entre torcidas do corinthians e do palmeiras. A brigas ocorreram em diversas locais do estado, e deixaram muito feridos. Já em Goiania, a briga foi entre torcedores do vila nova e do goiás, mas diferentemente das outras, essas brigas foram dentro do estádio, e contou também com a polícia militar, e assim foi uma confusão constante. Mas a briga não ficou só nas arquibancadas, ao final do jogo, os jogadores partiram para um confronto, e resultou em diversas cenas lamentáveis, mais é daí a pergunta: será que as violências, provocações entre os jogadores podem ser um dos motivos para tantas brigas entre torcedores?
É fácil você encontrar em véspera de clássicos uma provocação entre jogadores, técnicos, ou até de dirigentes que falam que o jogo contra o rival é uma guerra, isso tudo deixa o clima mais quente, e isso tudo mexe com os torcedores.
Isso tudo não é motivo para tanta violência, mas com certeza se isso tudo fosse evitado, muitas das confusão não teriam ocorrido, mas aí surge uma outra pergunta: O que fazer para reprimir toda essa violência?
Essa pergunta para muito pode ser fácil de responder, mas na prática não é tão fácil assim. A repressão poderia ser uma boa, como banir das arquibancadas os torcedores que forem pegos brigandos, prende-lôs, ou até mesmo como já acontece aqui no Brasil, mas que poucas pessoas conhecem, já que ocorre muito pouco, é que algumas horas antes, esses torcedores se apresentem nas delegacias e fiquem por lá até horas depois do fim dos jogos de seus times.
Essas são apenas algumas sugestões para sejam reprimidas as violências nos estádios, e que famílias com crianças voltem a frequentar os jogos dos seus times sem temerem as brigas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário