sexta-feira, 15 de abril de 2011

Na Memória: O dia em que o Brasil calou o EUA


Pan-americano de Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1987, final do basquete masculino entre EUA x Brasil, ninguém imaginaria que o Brasil fosse vencer, mas venceu e calou todos aqueles que já davam a vitória para a seleção americana.
Basquete, paixão nacional dos americanos, arenas sempre lotadas e grandes astros atuando. No Brasil o basquete não tem tantos apaixonados quantos nos EUA, e foram justamente estas duas seleções que mediram frente na final do Pan de 1987 nos EUA. A seleção americana era atual campeã olímpica e mundial, jogava em casa, onde jamais havia perdido para qualquer outra seleção, e também nunca tinha tomado mais de cem pontos em uma única partida.
O jogo começou, e como já era de se esperar, a seleção americana foi abrindo e botando vantagens sobre o Brasil, As estrelas brasileiras, Oscar e Marcel pareciam que não estariam em um bom dia, pois não estava acertando quase nada, e assim o jogo foi caminhando, com os EUA sempre a frente do Brasil. O primeiro tempo acabou, e o Brasil estava perdendo por 22 pontos, e Oscar e Marcel haviam feito só 9 e 6 pontos respectivamente. Mas ai começa o segundo tempo, e a seleção brasileira surpreendentemente começa a jogar o seu basquete, com uma sequência memorável de cestas de 3 pontos de Oscar e Marcel, o Brasil empata, e vira o jogo, para a tristeza dos americanos. Eles levam um susto com essa virada e tentam de todas as maneiras voltarem a ficar na frente outra vez, mas o Brasil era forte, e queria a todo custo a medalha de ouro, e passou a administrar o jogo. No final do jogo para a surpresa de todos que não acreditava na seleção brasileira, o Brasil bateu os EUA por 120 a 115, e quebrou diversos tabús, como nunca ter ganho dos EUA, por ser a primeira seleção a derrotar os americanos em casa, fazer mais de cemm pontos neles e acabar com uma sequência de 70 vitórias seguidas que eles possuíam.

Oscar e Marcel foram os grandes nomes dessa seleção, o primeiro terminou com 46 pontos, e o segundo com 31.
Parabéns a todos que participaram desse magnífico jogo, e esperamos que um dia se repita uma vitória dessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário